OUTUBRO ROSA – Saae/Sorocaba realiza palestra sobre prevenção ao câncer de mama a servidoras – Agência de Notícias

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realizou, nesta segunda-feira (23), uma palestra direcionada às funcionárias da autarquia, no auditório do Centro Operacional. O tema abordado foi a prevenção ao câncer de mama, iniciativa em alusão ao mês da campanha Outubro Rosa.

A atividade é uma iniciativa do Departamento de Recursos Humanos da autarquia e contou com a colaboração da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer de Mama. A apresentação foi conduzida pela voluntária e vice-diretora da entidade, Gisele Garcia Vasques, para mostrar e esclarecer o que é o câncer de mama e sua origem, além de abordar a importância da prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento.

Cerca de 40 servidoras e estagiárias, das diretorias Administrativa-Financeira, Compras e Suprimentos, Engenharia, Empreendimentos e Projetos, Operacionais de Água, Esgoto e de Infraestrutura e Logística, participaram do evento. “Aproveitando o mês em que o trabalho sobre a conscientização do câncer de mama está em evidência, doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é a que mais provoca óbitos entre as mulheres no Brasil, trouxemos a palestra para troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e sobre os primeiros sinais do câncer que, se diagnosticado precocemente e tratado, tem muito elevadas as chances de cura”, destaca o diretor-geral, Tiago Suckow.

Além da apresentação, materiais informativos a respeito do tema foram distribuídos às participantes e dicas de prevenção foram transmitidas, como a escolha de uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas, a realização de exames preventivos, além da diminuição ou ausência da ingestão de bebidas alcoólicas.

Também houve orientação de como realizar o autoexame, que não substitui o de mamografia, mas auxilia de forma importante na prevenção. Isso porque, se o câncer de mama for diagnosticado em sua fase inicial, a chance de cura é de 95% e, por essa razão, a verificação é de extrema importância.

 

Sobre a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer

A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer atua, há mais de 47 anos, em Sorocaba e região. É uma entidade sem fins lucrativos, que busca, com a atuação de voluntários e colaboradores, dar apoio, esperança e conhecimento a todas as mulheres que passam por este momento delicado em suas vidas. O foco das ações está baseado no esclarecimento sobre a prevenção do câncer de mama e ginecológico e no apoio às pacientes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *