Lançamento de livro e casos de sucessos marcam Congresso

Paula Pessoa


Secretaria de Educação e Cidadania

A manhã desta quinta-feira (19), segundo dia do Congresso de Educação “Um Salto para o Futuro”, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, foi marcada por emoção. 

A Cidade Educadora celebrou o lançamento do livro “Um salto para o futuro: relatos sobre qualidade e inovação da Rede de ensino Municipal de São José dos Campos”, uma coletânea de histórias, experiências e boas práticas da Educação Municipal com inspirações, exemplos e casos de sucesso.

Durante o lançamento da obra, a ex-aluna Ana Beatriz Evaristo Santana, 16 anos, compartilhou um pouco de sua história de vida e o quanto a Educação e os educadores que fizeram parte de sua trajetória na Emefi Ilga Pusplatais fizeram a diferença. 

Após o lançamento da obra, o público participou de palestras, oficinas e visita à exposição “Cidade da Educação”, que contou com projetos e exemplos de parceiros da Educação Municipal.

Trajetória de sucesso

“Eu era uma pessoa muito difícil de lidar, eu estava em uma depressão profunda, não gostava de estudar, tinha acabado de perder minha mãe, perdi amigos e estava em uma fase muito ruim quando a assistente social Adriana chegou na escola e, junto com a equipe gestora, me acolheu e ajudou muito. Eles me apresentaram cursos preparatórios, falaram sobre oportunidades e escolas para o Ensino Médio, me ouviram, procuraram quando eu não queria ir para a aula e nem saber dos estudos e me incentivaram muito. Hoje estou fazendo um curso de fotografia na USP, moro em São Paulo e me preparo para o vestibular”, contou a estudante.

“Estar neste Congresso é muito emocionante. É gratificante ver o livro e toda homenagem aos profissionais que me ajudaram tanto e se esforçaram por mim e comigo. A Educação muda as pessoas e foi assim na minha vida, se um dia eu for professora, vou me lembrar de tudo que aprendi com elas”, destacou Ana Beatriz. 

Educação 5.0

A Rede de Ensino Municipal recebeu a visita de professores especialistas e pesquisadores em Educação 5.0 vindos do Rio Grande do Sul, a Profª Drª Carla Felcher e o Prof. Mestre Michelsch João da Silva, que participaram também no texto de abertura do livro lançado e compartilharam suas experiências na trajetória acadêmica voltada aos estudos da Educação 5.0.

“Para nós tem sido uma experiência maravilhosa poder acompanhar todo esse processo de inovação na rede de São José desde a nossa vinda, em agosto, até este momento do Congresso que é muito significativo. Desenvolvemos pesquisas e projetos, mas na nossa região não temos toda essa estrutura, aqui encontramos várias escolas certificadas como 5.0 e vimos na prática aquilo que estudamos, almejamos e o que sonhamos. Acreditamos nessa Educação”, explicou a Profª Drª Carla Felcher. 

Palestras

Outro destaque do Congresso foi a palestra “Competências Socioemocionais na Educação – Integração entre o Sentir, o Aprender e Fortalecer as habilidades sociais e as emoções na Educação”, ministrada pelo palestrante, consultor organizacional, conferencista nacional e internacional e Especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança, Eduardo Shinyashiki.

O palestrante interagiu e envolveu a plateia com convites à reflexão sobre as competências socioemocionais, relacionamentos, sentimentos e o afeto na vida em sociedade.

Para mim, a experiência de hoje foi de acolhida calorosa dos educadores e todo público, que escolheu estar aqui e participar. Me senti em casa e foi muito especial poder perceber cada um durante a palestra, os olhares, a participação, sorrisos e abraços. Os educadores reunidos aqui têm um grande poder de realizar e alcançar resultados”, destacou Shinyashiki.

A programação do Congresso continuou durante a tarde e noite com oficinas e palestras com especialistas como Julia Andrade, Fernando Trevisan, César Obed, Edi Fonseca, e da coordenadoria pedagógica da Secretaria e exposição de projetos parceiros. 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *