Radar»Notícias»Ciclone e tempestades severas afetam Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná nesta semana; temperaturas podem superar 40 °C em outras regiões

Ciclone e tempestades severas afetam Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná nesta semana; temperaturas podem superar 40 °C em outras regiões

Mudanças climáticas drásticas trazem riscos de tempestades severas no Sul e calor intenso em outras partes do Brasil nesta semana.

Resumir com:
Compartilhar:
Ciclone e tempestades severas afetam Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná nesta semana; temperaturas podem superar 40 °C em outras regiões

A última semana de setembro traz mudanças significativas nas condições climáticas para o Sul do Brasil. Nesta segunda-feira (28), o Rio Grande do Sul é a área com maior risco de tempestades severas, enquanto Santa Catarina e Paraná também podem enfrentar chuvas intensas, raios e rajadas de vento ao longo do dia.

Tempestades avançam pelo Sul

No Rio Grande do Sul, os temporais devem resultar em altos acumulados de chuva em pouco tempo, com risco de queda de granizo e ventos que podem atingir ou ultrapassar 90 km/h. Os maiores volumes de chuva são esperados na Campanha, em áreas centrais e oeste do estado, com previsões de mais de 120 mm em 12 horas e valores próximos de 200 mm em 24 horas.

Em Santa Catarina, as pancadas de chuva mais intensas atingem as regiões Sul e centro-oeste. Já no Paraná, a instabilidade se concentra principalmente no centro-sul e no leste, com cidades como Curitiba e Florianópolis sujeitas a temporais.

Amanhã, terça-feira (29), o cenário instável deve permanecer especialmente no Oeste, Centro e Norte do Rio Grande do Sul, além de exigir atenção em Santa Catarina e Paraná. A formação de um ciclone extratropical e uma nova frente fria são esperadas devido à forte queda da pressão atmosférica entre o Uruguai e o extremo Sul.

Calor ainda pode superar 40 °C

Enquanto as tempestades ocorrem no Sul, outras regiões do Brasil continuarão enfrentando temperaturas elevadas. Nesta segunda-feira, a cidade de Cuiabá pode alcançar os 40 °C, enquanto Goiânia deve registrar 38 °C e Brasília, 34 °C. Na terça-feira (29), o calor mais intenso deve afetar principalmente áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Triângulo Mineiro, com cidades como Corumbá, Três Lagoas e Votuporanga podendo ultrapassar os 40 °C.

É importante ressaltar que nem toda ocorrência de temperatura acima dos 40 °C caracteriza uma onda de calor, pois é necessário avaliar a duração das máximas em relação às médias históricas de cada região.

Frente fria começa a aliviar as temperaturas

A partir de quarta-feira (30), o avanço da frente fria deve começar a reduzir as temperaturas, principalmente no Sul e em partes de Mato Grosso do Sul. Embora o calor extremo perca força em parte do Centro-Sul, outras áreas do país ainda poderão registrar máximas elevadas, encerrando gradualmente a atuação da onda de calor nas regiões afetadas.

Bruno Tavares

Desenvolvedor Web

Bruno Tavares é redator esportivo, empreendedor digital e especialista em produção de conteúdo para a internet. No Radar Sul, acompanha o futebol brasileiro e internacional, a Seleção Brasileira, os bastidores dos clubes e o mercado da bola, produzindo notícias claras, diretas e relevantes para o torcedor. Também atua com SEO e estratégias digitais desde 2008.

SEOWordPressMarketing